sexta-feira, 21 de julho de 2017

Orca resgatada 15 anos atrás dá à luz seu segundo filhote

A Orca Springer que foi resgatada em Puget Sound e devolvida ao lar, no Estreito de Johnstone, 15 anos atrás, deu à luz seu segundo filhote.
O Departamento de Pesca e Oceanos canadense divulgou que ela foi vista no mês passado com seu novo filhote na costa da Colúmbia Britânica. Seu primeiro filhote, chamado de Spirit, nasceu em 2013.
Conforme já contado em publicações passadas aqui do blog, a Springer foi encontrada órfã e doente na costa da cidade americana de Seattle, em 2002. Ela foi então resgatada, reabilitada e levada de catamarã até o extremo norte da Ilha de Vancouver, no Canadá, onde pode se reunir com sua família. Como descrita por Paul Spong, do OrcaLab, “a história da Springer é uma inspiração em diversos níveis, pois prova que uma Orca órfã, separada da família, pode ser reabilitada e devolvida a uma vida normal e produtiva ao lado de familiares e de sua comunidade”.

Foto: Lisa Spaven, Department of Fisheries and Oceans

De acordo com oficiais, ela é normalmente vista em áreas da costa da Colúmbia Britânica e ocasionalmente, durante o verão, no Estreito de Johnstone.
A notícia do nascimento de seu segundo filhote chegou poucos dias antes do aniversário de 15 anos de seu resgate (ocorrido em 12 de junho de 2002) que será celebrado em Telegraph Cove entre hoje e domingo (de 21 a 23 de julho).

Em 2012 contei a história da Springer e ela pode ser lida na seguinte postagem:
https://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/06/10-anos-da-reabilitacao-de-springer.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário