domingo, 2 de julho de 2017

Pescadores estão sendo “perseguidos” por Orcas no Alasca

Relatos estão surgindo de que pods de Orcas têm perseguido pescadores e os expulsado de áreas de pesca ao mesmo tempo em que estão roubando o que foi pescado.
O Capitao de um dos navios, Paul Clampitt, disse: “Estamos sendo expulsos do Mar de Bering” e contou que instalou dispositivos sonoros em sua embarcação na tentativa de espantar os pods, mas alega que as Orcas se acostumaram com o som de tal forma que agora o consideram como “um alarme chamando para a refeição”.
Outro Capitão, John McHenry, comparou as Orcas a “gangues de motocicletas”: “Quando você vê umas duas delas significa o fim da viagem, porque de repente aparecem 40 em volta do barco.”
De acordo com o Alaska Dispatch News, a tática das Orcas já está causando “prejuízo significativo”. Os pescadores alegam que num dia normal conseguem pescar de 9 a 14 toneladas de halibute, mas se as Orcas aparecem, elas arrancam as linhas de pesca deixando somente a boca dos peixes presa aos anzóis.
Acrescentaram ainda que elas andaram ficando cada vez mais agressivas com o passar dos anos e que agora a situação está “completamente fora de controle”.
Outro capitão de barco contou que elas o perturbaram sem parar numa viagem em abril e que o fizeram perder 5,5 toneladas de pescado de halibute e 15 mil litros de combustível ao tentar avançar deixando-as para trás. 
Robert Hanson disse que em outra viagem próxima à fronteira russa, um pod de 50 Orcas o acompanhou por 50 quilômetros em uma direção e 55 quilômetros em outra e ainda permaneceram com a embarcação por 18 horas enquanto à deriva. Depois de dois dias tentando pescar, ele desistiu.

Tenho acompanhado outros relatos de extrema agressividade de Orcas nesses últimos tempos, claro que sempre envolvendo barcos de pesca e outros animais (não com relação a humanos), mas que merecem atenção. Talvez seja a escassez de alimentos, talvez outras alterações no ecossistema... Ainda cedo para dizer quais seriam as causas já que envolvem diferentes populações, culturas e locais, mas aos poucos vou tentando publicar no blog.




Nenhum comentário:

Postar um comentário