sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Orcas sofrem com testes da marinha canadense

Empresas de observação de baleias estão aborrecidas com a Marinha Real Canadense alegando que exercícios de treinamento foram realizados próximos a um pod de Orcas Residentes do Sul.
Navios na marinha fazem frequentemente testes com explosivos na Ilha de Bentinck, no Estreito de Juan de Fuca, e seguem o protocolo de interromper as explosões caso embarcações ou baleias estejam num raio de 1km do local. Mark Williams, de uma das empresas, contou que este protocolo não foi seguido a semana passada enquanto ele estava com um grupo de turistas numa reserva ecológica próxima observando Orcas. “Do nada, ouvimos uma explosão gigantesca”, contou ele. “Obviamente ficamos em choque e muito assustados, pois à princípio não sabíamos do que se tratava. Foi um estrondo muito grande. Na verdade, pudemos sentir a pressão no peito de dentro do barco, portanto, imagine o que as baleias sentiram.”
Há tempos a indústria de observação espera conseguir estabelecer uma melhor comunicação com a marinha próxima a essas localizações.
A marinha se defendeu alegando que as Orcas não estavam tão próximas e que mantém um barco com observadores para informá-la, caso mamíferos marinhos estejam por perto. “Estamos certos de que os procedimentos de segurança foram seguidos”, disseram em comunicado. “Em nenhum momento qualquer pessoa ou vida marinha esteve em perigo. Aconselhamos todas as operadoras a respeitarem distâncias seguras quando estiverem próximas às áreas de exercícios de treinamento.”

* * * * *

Apesar de praticamente ignorado pela mídia e pelo público em geral, as consequências não só de treinamentos com explosivos, mas de frequências sonoras e diversas outras operações realizadas em nome da “segurança nacional” de diversos países, são assombrosas e muitas vezes imensuráveis para a vida marinha. É sabido que por conta do biosonar (utilizado para comunicação e localização) que os cetáceos possuem, determinadas frequências sonoras podem não só desorientar (causando a morte por encalhes, por exemplo), mas causar danos profundos à saúde dos animais, incluindo o sangramento dos olhos, dos ouvidos e a morte.
Pretendo preparar uma postagem especial sobre este tema para as próximas semanas. Aguardem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário