terça-feira, 29 de maio de 2018

Estudo controverso alega que golfinhos são "felizes" em cativeiro

Li com certa surpresa a seguinte reportagem no site de notícias britânico Daily OnLine hoje pela manhã, "A “felicidade” dos golfinhos é medida pela primeira vez: Estudo revela que os mamíferos marinhos ficam ainda mais satisfeitos quando interagem com humanos", e nem preciso registrar que de imediato questionei o método de avaliação utilizado, bem como os parâmetros adotados e obviamente os resultados. Tentei entrar em contato com a Neurocientista e Especialista em comportamento e inteligência animal Lori Marino (já citada no blog algumas vezes), mas nem foi necessário, pois sua opinião já estava em sua página no Facebook. Portanto, dado seu conhecimento e experiência, prefiro aqui deixar os comentários dela com sua conclusão sobre os equívocos deste estudo, já que mais que conferem o posicionamento do blog.

Abaixo, segue a notícia traduzida e a opinião da Especialista:

* * * * *


A “felicidade” dos golfinhos é medida pela primeira vez: Estudo revela que os mamíferos marinhos ficam ainda mais satisfeitos quando interagem com humanos

Pesquisadores franceses queriam descobrir como a vida em cativeiro era "do ponto de vista dos animais" e os resultados de seus estudos sugerem que os golfinhos nascidos em cativeiro são "muito mais felizes" quando estão em um tanque, particularmente quando estão interagindo com humanos. O estudo, no entanto, revelou-se controverso entre aqueles que acreditam golfinhos devem viver somente na natureza.
O estudo, publicado na revista Applied Animal Behavior Science, foi liderado pela Dra. Clegg, da Universidade de Paris. Ela observou o comportamento de golfinhos por três anos no Parc Astérix, parque temático com um dos maiores delfinários da França, e tentou entender melhor seus sentimentos observando a postura dos animais. "Queríamos descobrir que atividades em cativeiro eles mais gostavam", disse ela à BBC.
A Dra. Clegg testou três atividades: um treinador vindo e brincando com golfinhos, ele colocando brinquedos no tanque e ele apenas deixando brinquedos para eles brincarem sozinhos. "Descobrimos algo realmente interessante: todos os golfinhos ficam ansiosos para interagir com pessoas conhecidas", disse Clegg. Os animais mostraram isso por meio de um movimento conhecido como 'spyhopping', que é quando eles olham acima da superfície na direção da qual os treinadores geralmente chegam. Os golfinhos também ficavam mais agitados e nadavam mais próximo à da borda do tanque.


"Acho que os golfinhos selvagens são mais felizes na natureza, e os nascidos em cativeiro são muito mais felizes em cativeiro", disse Birgitta Mercera, Diretora do Parc Astérix.
Susanne Schultz, da Universidade de Manchester, que estudou o comportamento social de mamíferos marinhos selvagens, disse à BBC que o estudo não pode revelar "se um golfinho em cativeiro é mais feliz do que seria se estivesse na natureza".
A RSPCA defende essa visão: "Estudos mostraram que os golfinhos em cativeiro podem sofrer estresse, resultando em perda de apetite, úlceras e aumento da suscetibilidade a doenças devido a mudanças em seu agrupamento social, competição por recursos e estruturas sociais instáveis".
“O agrupamento social tem sido reconhecido como uma das questões mais importantes que afetam a saúde e o bem-estar dos cetáceos de cativeiro.
Embora em muitos casos se esforcem para imitar no cativeiro a natureza dos agrupamentos sociais, é impossível prever as diferentes e complexas interações que ocorrem no oceano devido ao número de indivíduos mantidos em tanques e às restrições do ambiente físico."



* * * * *

Opinião Lori Marino:

Este artigo não trata da "felicidade" dos golfinhos, pois descreve simplesmente mudanças no comportamento antecipatório sob algumas circunstâncias diferentes encontradas em cativeiro.
Os autores descobriram que os golfinhos ficam ansiosos antes de receberem brinquedos ou antes de sessões interativas com um treinador e concluem que “interações humanas mesmo quando não são alimentados têm um papel importante na vida desses animais”. Mas o que eles realmente mostraram é que dentro dos limites muito restritos de um cativeiro, os golfinhos podem achar gratificante brincar com brinquedos e treinadores. Os resultados não dizem nada sobre se os golfinhos prefeririam essas condições se tivessem uma escolha entre o cativeiro e viver uma vida natural na natureza.





Um comentário:

  1. Me parte o coração em pensar que ainda tem gente que tenta defender que tranquem os bichinhos em aquários </3 Cara, isso é muito errado e eu espero que caia a ficha logo.
    Eu amo esse blog demais

    ResponderExcluir