quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Aumenta o número de ataque de Orcas às jubartes

Acredite: Um em cada cinco filhotes de baleias jubarte já foi mordido por Orcas, de acordo com estudo divulgado no início do mês pelo Instituto Smithsonian de Pesquisas Tropicais (STRI), sediado no Panamá. "As cicatrizes observadas, em especial, na cauda das baleias jubarte são, em muitos casos, resultado de encontros com Orcas", destaca o STRI, em comunicado.
Segundo a entidade, um estudo recente publicado na revista científica "Endangered Species Research" apresenta a análise de cicatrizes de mais de três mil jubartes, indicando que os ataques vêm aumentando.
Do grupo analisado, 11,5% das baleias adultas e 19,5% dos filhotes mostravam cicatrizes de mordidas de Orcas, levando a conclusão de que filhotes costumam ser os principais alvos das predadoras, especialmente durante o período de reprodução nos trópicos ou durante a primeira migração.


A análise incluiu imagens coletadas desde 1985 em áreas tropicais de reprodução e de pouca profundidade das Ilhas Pérola, no Panamá; Ilha Gorgona e Baía de Málaga, na Colômbia; e Salinas e Machalilla, no Equador.  Também estudaram as áreas de alimentação em águas frias do Estreito de Magalhães, no Chile; e do Estreito de Gerlache, na Península Antártica Ocidental.
O aumento também pode estar relacionado ao simples fato da população de jubartes ter crescido com a proibição à caça nas últimas décadas, ou seja, os encontros com Orcas se tornaram mais comuns com mais indivíduos se deslocando nas mesmas regiões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário