quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Rússia diz que vai proibir captura de Orcas em 2019

A Rússia anunciou planos para proibir as polêmicas “prisões de baleias” depois que as imagens de mais de 100 espécies raras amontoadas em recintos minúsculos se tornaram públicas no início deste mês.
A agência ambiental do governo russo, Rosprirodnadzor, disse em um relatório publicado na semana passada que a captura de Orcas e belugas será suspensa a partir de 2019.
As imagens divulgadas também mostraram um guindaste levantando um dos mamíferos de um tanque em uma instalação cercada perto da cidade de Nakhodka, na costa do Pacífico não muito longe da fronteira com a China.
Os promotores estão investigando se 11 Orcas, que poderiam ser vendidas por 4,6 milhões de libras ou mais, e 90 belugas estão sendo mantidas ilegalmente nesses recintos temporários. Ativistas locais afirmam o que já sabemos bem: que estão sendo vendidas para aquários chineses. A China já conta com cerca de 60 parques temáticos marinhos e possui outros 12 em construção.



De acordo com o jornal independente Novaya Gazeta, alguns dos animais estão no complexo desde julho, e a mídia local afirma que a gravação sugere que preparativos estão sendo feitos para enviá-los para outro destino. O jornal disse ainda que quatro empresas que alugam “cercados” no local exportaram até 13 Orcas para a China entre 2013 e 2016.
“A escala do que está acontecendo aqui é chocante”, disse a jornalista Masha Netrebenko. “Do ar vimos que há montes de baleias brancas (Belugas) em cercados construídos na água. O helicóptero não podia descer muito porque quando atingia menos de 100 metros do solo, começava a perder controle”. Aparentemente, esses empresários estão tão preparados que até instalaram jammers. “Mas a imagem que vi me abalou profundamente”, disse ela.
Muitas das baleias são filhotes muito jovens e esse tipo de captura é de fato proibido.
Masha afirmou que nas proximidades também há uma instalação comercial de focas e que este é o maior número de criaturas marinhas já mantidas em pequenos recintos temporários na história.
A polícia russa disse que pediu uma investigação de fraude na captura e venda para a China de sete baleias orcas entre 2012 e 2015, já que buscam brechas na lei para fazerem a comercialização.
O Greenpeace russo descreveu as condições mostradas como "tortura". Sabe-se que com essas ações, a Rússia corre um grande risco de extinguir sua população de Orcas. Ele ressaltou que “a cota de captura pode ser de 13 animais por ano, mas ninguém está levando em conta que pelo menos uma Orca é morta para cada uma que é capturada”.
A segurança em torno da prisão é tão grande que uma fotógrafa, Nina Zyryanova, disse que teve sua câmera tirada e seu cartão de memória roubado enquanto investigava o local.
A jornalista Masha ainda acrescentou: “Eu vi orcas, belugas e outras baleias no oceano... muitas vezes ... e posso ter certeza de que apenas o oceano pode ser o seu lar, não esses pequenos recintos onde criaturas inteligentes são empilhadas como peixes em lata”.
“Eu não sei que tipo de gente é necessário ser para colocá-las aqui e para permitir negociá-las como pedaços de carne sem alma.” Ela alega que o comércio envolve “muito dinheiro”, “é um negócio rentável ligado a pessoas especialmente próximas ao Kremlin”.
“Orcas são as únicas criaturas fora os humanos com fortes instintos familiares. Elas se sentem muito unidas umas às outras e podem até morrer de tristeza se algo acontecer com um membro de sua família. Mantê-las em oceanários é cruel!”


P.S.: Confesso não ter muita confiança na atitude do governo russo com relação à esta monstruosidade de prisão. Como sabem, há tempos isso vem ocorrendo e todos ignoram. Até um show com Orcas russas na China já estreou há poucos dias e nada foi feito para que isso fosse impedido. Belugas também estão sendo distribuídas aos montes pelo mundo... Está claro que o país está lucrando e não se interessa com a conservação de sua tão preciosa fauna. E mesmo que se decidam mesmo por proibir, o que será desses filhotes? Será que haverá um esforço para que retornem à liberdade ou será que criarão milhares de imposições que inviabilizem isso como fizeram com Morgan? Por que ninguém mencionou o destino desses animais que estão lá caso haja esforço do governo em punir os envolvidos?
Sinceramente, não sei o que esperar, mas não vejo atitudes positivas realmente sendo tomadas para solucionar de fato todo esse absurdo!



Um comentário:

  1. Esse seu ultimo post sobre orcas e belugas "estocadas" na Rússia me partiu o coração! Admito que agora nesse ler que a caça vai ser suspensa na Rússia a partir de 2019 me deixou super feliz -porque já é um início- mas ao mesmo tempo me mata saber que em pleno 2018 isso ainda era permitido(E ainda é!!!) e existe de maneira muito ampla, cruel e por puro interesse monetário. Me mata saber também que a china ainda paga e se interessa por parques aquáticos e pagam de maneira crescente por esse intretenimento cruel e ridículo.

    Mas se me permite dizer, não perca as esperanças sobre sessar esse absurdo em escala mundial. Eu também não sei o que esperar de tantos absurdos que ainda acontecem, mas o mundo esta percebendo e nós não podemos ficar calados e aceitar o conformismo. Temos que ter a nossa vóz ativa sempre que possível -mesmo que de minimo impacto- e transbordar de esperança por essas maravilhosas que são só vitimas da crueldade de um mundo cheio de seres humanos frios e nojentos.

    ResponderExcluir