quinta-feira, 27 de junho de 2019

Processo de soltura das baleias na Rússia é iniciado

Foi com alegria e muita esperança que há uma semana soube que o processo de devolução das Orcas e das Belugas presas na Rússia havia iniciado. Poucos dias depois, deparei-me com imagens e informações que me trouxeram preocupação. De acordo com diversos ativistas, os animais não pareciam estar sendo transportados em condições adequadas e a empresa responsável pelo transporte não estava sendo clara sobre os métodos utilizados e sobre as condições de saúde dos mesmos. No entanto, ontem assisti ao depoimento do Jean-Michel Cousteau sobre como tem sido o processo de soltura, o que me tranquilizou.
Segue vídeo (e sua tradução) para que também possam acompanhar.

É a primeira vez que algo assim ocorre...
Uma captura em larga escala que pode ter um final feliz.
Fiquemos atentos!

* * * * * 



A Rússia começou o processo de libertação das baleias que foram capturadas ilegalmente no ano passado no mesmo local em que viviam. Jean-Michel Cousteau e o The Whale Sanctuary Project divulgaram a seguinte declaração:




“Tenho acompanhado de perto o processo de libertação das Orcas e belugas capturadas ilegalmente no ano passado na Rússia, juntamente ao Charles Vinick e à nossa equipe internacional do The Whale Sanctuary Project. Quero elogiar o Presidente russo, Vladimir Putin, e os funcionários do governo por tomarem a decisão de libertá-las no local em que foram capturadas. Como o vice-premier Gordeyev disse na semana passada, essa foi "definitivamente a decisão mais correta".
“Seis belugas e duas orcas foram transportadas em uma operação longa e complexa e os olhos do mundo estão focados nesta difícil operação. Uma soltura nesta escala (10 Orcas e 87 belugas) nunca foi feita antes.
“Esse processo é tão importante e complexo que a Rússia deve contar com os melhores especialistas do mundo para ajudar onde for necessário. Estou atento às preocupações do público sobre a falta de transparência que temos visto até agora com a operação. Isto posto, recomendo que a Rússia inclua não só especialistas internacionais, mas observadores russos também para acompanhar. Declaro novamente que eu e nossa equipe estamos preparados para ajudar de todas as formas possíveis. Lembro-me que, quando estava em Moscou, o Ministro de Recursos Naturais Dmitry Kobylkin nos disse diretamente que todos nós devemos fazer parte de uma equipe unificada para fazer com que a soltura seja bem sucedida até o final.
“Vamos fazer tudo que está ao nosso alcance para garantir que a libertação seja um sucesso, para que o presidente Putin e todos nós possamos celebrar a incrível conquista de devolver 10 orcas e 87 belugas a suas famílias e ao seu lar. Este será um grande dia para os oceanos e para a humanidade!”

(Fotos e imagens Harry Rabin)




Nenhum comentário:

Postar um comentário