segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sofrimento além da morte em cativeiro

Este vídeo mostra a remoção do corpo de Sumar após sua morte em setembro de 2010, no Sea World de San Diego.
Sumar nasceu no Sea World de Orlando, na Flórida, e estava com 12 anos de idade... Uma "criança" ainda para os padrões naturais de uma Orca.
Sumar foi rejeitado por sua mãe, Taima, aos seis meses de idade. Na ocasião, ela o empurrou contra o vidro do tanque principal durante uma apresentação. Os espectadores tiveram que se retirar do local e o show foi cancelado. Desde então, outras Orcas lhe fizeram companhia, permanecendo ao lado dele até o fim como pode ser observado no vídeo:




Sumar era considerado o próximo "grande reprodutor" do parque, como seu pai, o bem conhecido Tilikum.

5 comentários:

  1. Mto triste... :(

    Quem está do lado dele no video eh a Orkid, que era como a irmã adotiva dele, a Corky estava por perto tb, mas no tanque ao lado.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que agora fiquei na dúvida se é a Corky ou a Orkid (por isso alterei o texto)... Encontrei fontes dizendo que era uma e outras dizendo que era a outra... Me passa, por gentileza, a sua fonte?
    O vídeo também não ajuda para tirar a dúvida através da barbatana dorsal e da saddle patch...
    De qualquer forma, fica o registro do sofrimento de uma ou outra...
    Corky foi capturada e Orkid nasceu em cativeiro... Difícil dizer qual das duas tem a vida mais miserável.

    E obrigada pela contribuição com o blog (assine da próxima vez para que eu possa me dirigir diretamente:)

    ResponderExcluir
  3. Tem algumas fotos no Orca Home (www.orcahome.de/orkid) e eu reconheço ela de longe, acho q sou a fã numero 1 dela... rs

    Ah, desculpa aqueka hira esqueci de colocar meu blog na assinatura, se quiser dar uma olhada e pegar algumas coisas fique a vontade, acho q aqui no Brasil nao tem mtas pessoas q realmente sabem o quão terrivel eh a vida desses animais...

    ResponderExcluir
  4. Vanessa voce pode me passar o link quefale mais sobre orkid ou corky
    pfpfpffpf ass Alexia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexia,
      Tem uma pessoa aqui mesmo no Brasil que escreve sobre a Orkid... É esta que fez o comentário acima do seu. Pode visitar o site que ela recomenda porque tem várias fotos. Procurando por "Team Orkid", você também encontrará mais informações (mas apenas em inglês).
      http://teamorkid.tumblr.com/
      http://teamorkid.wordpress.com/

      Sobre Corky (esta é bem famosa) há muita informação na internet, mas a maioria em inglês, infelizmente. De qualquer forma, tem fotos aqui: http://www.orcahome.de/corky.htm - lá dá para ver imagens dela bem jovem ainda (quando foi capturada décadas atrás).

      Excluir