terça-feira, 28 de agosto de 2012

Conheça Kshamenk (orca da Argentina) e assine a petição

Estimulada por um colaborador do blog, resolvi compartilhar com vocês a história da Orca macho que vive sozinho num tanque de dimensões inacreditavelmente pequenas na nossa vizinha Argentina, desde 1992. O nome dele é Kshamenk e uma petição que pede sua reabilitação e libertação está na internet para que possamos colaborar.
Portanto, segue texto da própria petição traduzido para o português para que você possa conhecer a história, assinar a petição e divulgar a situação de Kshamenk para seus amigos no Brasil e no exterior (já que no original ela está em inglês e em espanhol).
Até o momento em que escrevo esta postagem, estão faltando 88 assinaturas... Vamos ver quantas assinaturas eu, com a ajuda de vocês, iremos conseguir!

Observação: A responsabilidade sobre as informações contidas na petição é da autora.



* * * * *

Petição do Change.org:
"Presidente, Director: Rehabilitate and Release Kshamenk back to the Wild."



* * * * *

Presidente, Diretor: Reabilite e devolva Kshamenk à natureza.
por Barbara Napoles
Miami, Flórida, EUA


Kshamenk é uma orca macho de aproximadamente 25 anos de idade, que foi capturada com mais três outras orcas para a coleção de animais em cativeiro do SeaWorld em 1992, quando tinha cerca de 5 anos. Apesar de o “Mundo Marino” alegar que o “salvou” de um encalhe, a realidade foi bem diferente - Kshamenk e as outras três orcas de seu pod foram obtidas por encalhe forçado: Quatro baleias foram empurradas por barcos do Mundo Marino com uma longa rede até a praia, onde foram mantidas até que a maré baixasse e fizesse com que ficassem encalhadas. Elas ficaram encalhadas na areia e permaneceram lá por muitas horas.

Uma delas foi devolvida ao mar por seus captores, já que era muito grande e pesada para ser deslocada. Uma segunda morreu durante o transporte, e a terceira se suicidou batendo contra as paredes do tanque assim que foi colocada nele. A única que sobreviveu foi Kshamenk. Ela tinha entre 4 e 6 anos de idade quando foi retirada de seu habitat.

Depois de ser transferida para o Mundo Marino com a desculpa de ser “reabilitada”, ele foi mantido num tanque compartilhado com uma orca fêmea chamada “Bethlehem”, onde estrelaram o show das orcas por oito anos.
Kshamenk atingiu a maturidade sexual em 1997 e engravidou Belen em 1998. Depois de 16 meses de gravidez, Belen deu à luz um filhote morto em 1999 e morreu pouco tempo depois, em fevereiro de 2000, devido a uma severa infecção renal. Desde a morte de Bethlehem (Belen), o Wilderness Foundation (WEF) passou a pedir a libertação de Kshamenk para evitar que ele tenha o mesmo destino triste de suas companheiras e muitas outras vítimas da indústria dos cativeiros.

A clausura está deteriorando esta orca vítima de cativeiro... Kshamenk não coopera com os treinadores e está sexualmente frustrada, além de furiosa e deprimida. Nós acreditamos que Kshamenk é um forte candidato para ser reintroduzido a seu habitat por diversos motivos. De acordo com informações que obtivemos, Kshamenk tinha entre cinco e seis anos quando foi capturado, o que significa que teve alguns anos de ganhos da experiência necessária para sobreviver, alimentar-se sozinho, deslocar-se, comunicar-se e utilizar-se do biosonar.

Kshamenk é hostil com os treinadores. Na verdade, ele não quer se relacionar com pessoas. O fato de não ter desenvolvido laços com humanos durante este período, reforça sua reintegração à natureza.

Ao contrário de outras orcas de cativeiro que conhecemos, Kshamenk não é uma residente. Ele é uma orca transeunte, e pelo que sabemos, uma das poucas transeuntes em cativeiro no mundo. Isso significa que Kshamenk poderia se unir a outro pod, e possui grande habilidade de se relacionar com várias das orcas transeuntes que frequentam o local escolhido para reabilitação e soltura.

Kshamenk nada em círculos por mais de 500 vezes por hora em seu tanque, que é bem menor do que o tamanho necessário para uma baleia deste tamanho.


* * * * *

O vídeo abaixo mostra um dia na vida de Kshamenk:




ACESSE O LINK E ASSINE A PETIÇÃO!!!:






15 comentários:

  1. Vamos lá... Faltam apenas mais 17 assinaturas!!!

    ResponderExcluir
  2. Não sei quais são as regras e como funcionam as petições no "Change.org", mas poucos dias depois desta postagem, todas as assinaturas necessárias já haviam sido obtidas... MAS, por algum motivo este número aumentou e agora precisam de ainda mais.
    Bom, vamos continuar divulgando e angariando assinaturas, ok?!
    Agora estão faltando mais de 400...

    ResponderExcluir
  3. Peticao assinada!! Espero que consigam devolve-la a natureza o mais rapido possiivel!!

    ResponderExcluir
  4. Devo acrescentar que esse video foi feito por mim e gostaria que você desse os devidos créditos : Caio Ribeiro
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, acabei de assinar a petição,mas eu queria saber a quantas anda essa petição. Já foi concluído a meta de números dessa petição? Qual será o próximo passo?

      Excluir
  5. Olá Caio,
    Desculpe-me, mas, de fato, o link que obtive no youtube não tinha o nome do autor, por isso não o coloquei.
    Se eu soubesse, eu teria colocado, e antes teria pedido a devida permissão como eu sempre faço em todas as postagens do blog.
    Deste modo, agradeço que tenha me informado.
    Já estou alterando a postagem...
    Att.

    ResponderExcluir
  6. eu tenho uma raiva do mundo marino
    quando ele pula nao tira a cauda da agua e vive em uma piscina nao um tanque

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelos créditos, eu nunca divulguei esse video, eu coloquei ele na web em 2011 mas nao sabia que ia me gerar tanto problema e confusao o que me obrigou a tirar,deixando claro que esse video nao expressa minha opiniao pessoal!
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio,
      Se puder entrar em contato comigo pelo e-mail do blog (v.pod.orcas@gmail.com) para me contar sobre os problemas que teve com a divulgação do vídeo, eu adoraria saber, porque de fato vi alguns comentários na internet que envolvem as imagens e acharia interessante me informar.
      De qualquer forma, eu só costumo postar vídeos e imagens para "ilustrar" o blog e auxiliar no esclarecimento de informações que divulgo por aqui, espero não ter te causado qualquer problema com isso.
      Obrigado por seu retorno!

      Excluir
    2. Olá, pode me contactar através do caiorca@hotmail.com , desculpa só vi a resposta hoje, rs ;)

      Excluir
  8. Alguém sabe porque o MILAGRO morreu?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O motivo da morte não foi divulgado pelo Mundo Marino... Pode ter sido uma série de motivos, infelizmente!
      Ele foi capturado na Argentina em agosto de 1985, foi levado ao Mundo Marino, onde sobreviveu por apenas 5 anos e meio...

      Excluir
  9. O número de assinaturas esta absurdamente alto

    ResponderExcluir
  10. 😢😢😢😢😢Ela morreu eu querendo assinar petição!!!🐋😢😢😢😢😢

    ResponderExcluir