quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Conheça o famoso Tilikum!

Esta postagem era de maio de 2011,
mas, por algum motivo, ela desapareceu do blog.
Segue novamente,
Att.
- "V Pod" Orcas




Tilikum não nasceu em cativeiro!
Em novembro de 1983, foi capturado nas águas da Islândia junto com mais duas Orcas quando tinha 2 anos de idade e 3,5 metros de comprimento. Passou um ano numa piscina nadando em círculos ou parado na superfície até ser transferido para o primeiro parque que viveu em Victoria, no Canadá. Dimensões do tanque que vivia em Victoria: 30 por 15 metros e 10 metros de profundidade (uma Orca pode alcançar 10 metros de comprimento), além de ser aberta para o mar, sujeita a todo esgoto e óleo das embarcações barulhentas da região. Dividia esse tanque com duas outras Orcas fêmeas que o hostilizaram por anos. Passava 14 horas por dia com elas preso num tanque de metal de 8 metros de diâmetro e menos de 6 de profundidade (tinham a pela arranhada nas paredes da piscina, feridas que sangravam com frequência).
Apresentações: 8 shows por dia nos 7 dias da semana!
Tilikum tinha úlceras estomacais!
Devido a sua grande inteligência, Orcas devem ser estimuladas constantemente e de diferentes formas para que não queiram brincar com qualquer coisa que caia na água. Tilikum não recebia esse tipo de estímulo.
Uma treinadora (ainda estagiária do parque) caiu na água e foi morta por Tilikum e suas duas companheiras, que a consideraram um brinquedo empolgante.
Tilikum foi vendido para o SeaWorld em 1991... Apesar de já ter matado uma treinadora, ele era um macho fértil (a fecundação não ocorre naturalmente em cativeiro). No novo tanque, sempre foi agredido por outras fêmeas a ponto de ser ferido e retirado de cena diversas vezes para se recuperar. Não foi treinado para ignorar se humanos caíssem na água.
Um civil (que tinha acabado de sair da prisão) apareceu morto em seu tanque, depois de ter se jogado lá no meio da madrugada.
Ele também foi responsável pela morte da treinadora Dawn Brancheau em 2010.
Tilikum passou a vida toda sem ouvir os sons naturais do oceano, somente o ruído mecânico da filtragem da água, além de aplausos, gritos e fogos de artifício durante apresentações em parques.
De acordo com Paul Spong, 71, Diretor do OrcaLab, na Columbia Britânica (Canadá), “...se você aprisiona Orcas em um pequeno tanque de aço, está impondo um nível extremo de privação sensorial. Humanos sujeitos a essas mesmas condições se tornam mentalmente perturbados”.
As conexões sociais e genéticas que unem as Orcas nos oceanos são intensas e elas passam a vida toda com sua família.
O acidente com Dawn ocorreu depois de várias apresentações no mesmo dia (após a apresentação “Dine With Shamu”, que ocorria atrás do tanque principal de shows – quando a maioria dos visitantes já havia deixado o local. A morte da treinadora não ocorreu no meio de um show na frente de centenas de espectadores como erroneamente é repetido diversas vezes na mídia nacional. Pouquíssimos visitantes presenciaram o ocorrido).
Dizem que Tilikum é o grande provedor de sêmen do parque. Algo valioso para manter a reprodução em cativeiro quando possivelmente o mundo se colocaria contra a captura desses animais do mar (não que isso impeça novas capturas, mas com certeza, a pressão e o risco para a imagem são maiores).
Tilikum é o único animal que se apresentava em todos os shows de Orcas diariamente, enquanto as outras revezavam.
Depois da morte de Dawn, Tilikum que já não interagia com humanos na água (nunca foi possível/permitido fazer isso com ele) e raramente com outras Orcas, passou a viver ainda mais isolado.
Por um ano ficou sem se apresentar...
Agora já está de volta.
Tilikum é a grande estrela do show em Orlando é ele que as pessoas querem ver e chamam pelo nome...: "Shamu, Shamu...".
Por fim, e não menos importante: Tilikum representa milhões de dólares para o parque.


P.S.: Sua agressividade e instabilidade agora estão um pouco mais compreensíveis, não?



8 comentários:

  1. Nossa eu nem tinha ideia que ele era irmão das orcas do Playcenter Samoa e Gandu! que história triste a desses Animais...lamentável ainda permitirem apresentções desse tipo e criação em cativeiro.

    ResponderExcluir
  2. Triste precisarem das orcas para e alegrarem, se parássemos de financiar atrações como esta talvez animais como tili pudessem ter uma vida saudável com sua família. Paremos para pensar, as orcas passam toda a sua vida com uma família enquanto tem homens que abandonam pais, mães e filhos. Vamos pensar no assunto em dar uma chance para elas continuarem sua vida natural com toda fidelidade que muitos de nós não temos.

    ResponderExcluir
  3. Tenho saudades deles!!!
    eu as conhecí!!!

    ResponderExcluir
  4. tomei conhecimento do Tilikum apenas a alguns dias e deixa-me triste ouvir e ver tudo o que se tem passado com ele,e desumano ter um animal em cativeiro,assim so acabam com ele mais depressa

    ResponderExcluir
  5. Assisti o documentário blackfish que fala sobre a vida de Tilikum, desde então eu procuro saber tudo sobre ele eu penso quase todos os dias nele, essa Orca me comoveu de uma forma incrivel, e eu que sempre pensei que a vida deles fossem boas em parques aquaticos, mas a dura realidade é que o SeaWorld nunca soltaria Tilikum primeiro porque ele não saberia sobreviver sozinho depois de muito tempo longe do Oceano há não ser que vivesse sobre um cercado (isso seria ótimo) e segundo porque ele significa muito dinheiro para o parque o suficiente para encobrirem as acusaçoẽs contra, eles insistem em mostrar que as beleias vivem bem, que as 3 mortes que Tilikum esteve envolvido foi apenas erro dos treinadores, mentem que eles vivem mais tempo nos parques que ocenaos.
    Assistam blackfis ex-treinadores do parque falam realmente o que acontece la dentro e tem também videos da captura de Tilikum foi uma cena muito triste.

    Ass: Taiane de Oliveira comentei como anônima por não ter conta!

    ResponderExcluir
  6. é incrivel como antes de blackfish ser lançado não faziamos ideia de q essas coisas aconteciam..
    eu sempre amei as orcas como já mencionei em comentarios anteriores..é meu animal preferido!
    E Tilikun..nossa tenho um carinho ppor ele..as vezes choro por ele..como sofreu..por isso ficou perturbado!
    tudo isso q vc postou eu já sabia devido as pesquisas q fiz e ao filme blackfish..mais foi bom ler de novo e ve q tem gente q se preocupa com Tilly tanto quanto eu!

    ResponderExcluir