quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Loro Parque divulga nascimento em seu cativeiro


Certamente não é com a mesma alegria que publiquei no mês passado o nascimento de um filhote no pod J na costa oeste norte americana (vide link: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/08/nasceu-um-filhote-no-pod-j.html "Nasceu um filhote no pod J"), que publico este novo nascimento... (tanto que até demorei para isso... Mas tudo bem...).
O Loro Parque de Tenerife, nas Ilhas Canárias,  Espanha, anunciou no dia 3 de agosto, o nascimento de uma Orca fêmea em seu cativeiro. Infelizmente, a mãe, Kohana, rejeitou o filhote, assim como fez com o primeiro que teve, uma Orca macho chamado Adan.
O nascimento foi anunciado como "um grande marco no programa de reprodução", dando a entender que isso era um indicador de que seus mamíferos marinhos estejam felizes e saudáveis (declaração comum por parte desses parques mesmo realizando inseminação artificial para que as Orcas engravidem...).
Segue vídeo do nascimento do novo filhote, conforme imagens divulgadas pelo próprio Loro Parque:


Em 2010, como Kohana rejeitou Adan, os funcionários do parque tiveram que cuidar dele. O fato de ela não ter demonstrado qualquer interesse por ele,  nem mesmo tê-lo reconhecido como cria, não impediu que o representante do parque, Dr. Javier Almunia, declarasse na época que a chegada de Adan foi “um grande marco em nosso programa de reprodução e... uma confirmação do bem estar das orcas que estão no parque desde 2006” - assim como declararam desta vez.
Nascimento de Adan em 2010, onde o desinteresse de Kohana pode ser observado:


Orcas na natureza dão à luz no mínimo a cada três anos, iniciando no mínimo aos 13 anos de idade. Outras fontes alegam que esta frequência é ainda menor, iniciando-se a partir dos 15 anos de idade da fêmea. No entanto, com apenas dez anos, Kohana já teve dois filhotes no espaço de dois anos.
Em fevereiro de 2006, o Loro Parque recebeu emprestado do SeaWorld quatro Orcas jovens, incluindo Keto e Kohana. Todas elas permaneceram sob controle do SeaWorld e a reprodução tem que ser autorizada por ele. O conjunto de genes das Orcas do SeaWorld está drasticamente diluído, mas para continuar com a indústria, eles precisam de Orcas!
Com o número de Orcas diminuindo nos parques, a falta de diversidade genética tem sido um grande problema...
Considere a árvore genealógica deste novo filhote, por exemplo, que já é tanto confusa quanto alarmante:
Keto forneceu sêmen para Adan, que é o primeiro filhote de Kohana. E tudo indica que ele também forneceu sêmen para o novo filhote (mas também pode ter sido Tekoa).
Se o fornecedor foi Keto, aí vai a explicação: A mãe de Kohana é a Takara, a meia-irmã de Keto, e Keto é filho de Kotar, que também é avó de Kohana. Ou seja, de acordo com este raciocínio, Kohana deu à luz seu próprio tio.
E não é só isso...
O novo filhote, que foi chamado de Vicky, é neta de Kotar por parte de Keto e ao mesmo tempo bisneta por parte de Kohana (através de Takara). Ainda nesta dura realidade, forçando mais um pouquinho o raciocínio, Vicky é parente de 21 das 26 Orcas do SeaWorld, o único macho que ela não tem relação, é Ulises. Ulises foi considerado infértil, apesar de ter fornecido sêmen para um filhote nascido em 2011, através de inseminação artificial.
Resumindo, existe um monte de endogamia entre as Orcas desses dois parques (o que explica o grande interesse deles por Morgan e Kshamenk). E como ocorre com diversos mamíferos, consaguinidade pode gerar uma série de problemas físicos e psicológicos, estes, piorados quando não recebem orientação e exemplo maternos.
Kohana foi tirada de perto de sua mãe ainda muito jovem, fazendo com ela não ganhasse experiência para ensinar também quando se tornasse mãe (como ocorre na natureza).
A falta de experiência de Kohana é muito visível após o parto dos dois filhotes: Ela rejeitou os dois, simplesmente porque não sabe o que fazer com eles! Dessa forma, somos obrigados a ver cenas como estas, registradas em 2010 - Treinadores tendo que tirar leite de Kohana para alimentar Adan:




Outra observação estranha apontada em reportagem do Digital Journal: foto tirada de Vicky no Loro Parque mostra um grande ferimento abaixo da boca (vide link: http://www.flickr.com/photos/loroparque/7805434410/in/set-72157631120141204/). No entanto, em outra tirada logo em seguida, esta divulgada pelo parque, mostra que ou o ferimento foi curado milagrosamente ou foi retirado por photoshop... (vide link: http://www.flickr.com/photos/loroparque/7805472198/in/set-72157631120141204).
É importante dizer que o parque não divulgou o nascimento de Vicky imediatamente... Levou alguns dias, mas os pesquisadores já estavam "de olho", pois já imaginavam que Kohana iria rejeita-lo... E com isso, tudo poderia acontecer... Algumas fotos já alegam que ela estaria doente. Mas vamos aguardar mais informações e torcer para que ela se desenvolva da melhor maneira possível...


5 comentários:

  1. Espero q agora eles tomem vergonha na cara e separem ela dos machos. Logo imaginei q esse mistério todo poderia ser por ela estar doente, será q vc podia me mandar essas fotos por email? teamorkid@yahoo.com. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Oque é esse corte no nascimento de adam?
    Ass Victor
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor!
      Acredito que o corte que você esteja se referindo (abaixo da parte do cordão umbilical) é do órgão genital. Veja neste link http://fightanimalcruelty.tumblr.com/post/5808688080/male-and-female-killer-whales-can-be-distinguished a imagem que mostra a diferença entre machos e fêmeas e confirme se é este corte que você está com dúvida.

      Excluir
  3. VPOD Orcas porque treinadores tem essa maneira infantil de falar com as orcas? Isso é passado para eles?
    Me da nos nervos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sílvia! Isso também me dá nos nervos...
      Tudo bem que entendo que estejam demonstrando carinho, MAS, chega a ser desaforo ver o maior predador dos oceanos sendo tratado como um gatinho doméstico... Lamentável!

      Excluir