sexta-feira, 11 de abril de 2014

SeaWorld usa drogas psicotrópicas em Orcas

Documentos referentes à disputa em tribunal pela Orca Ikaika entre os parques do SeaWorld e o Marineland, em 2011, acabaram vazando e trazem depoimentos dos próprios funcionários do SeaWorld sobre a utilização de drogas psicotrópicas no trato com as Orcas.
Nesses documentos há detalhes sobre o uso de benzodiazepínicos, que nada mais são que tranquilizantes e ansiolíticos como os famosos Rivotril, Diazepan, Lexotam, Frontal, Valium, entre outros; por parte dos treinadores. Esses medicamentos são para tratamento de distúrbios mentais em humanos e obviamente são utilizados em animais com problemas psicológicos graves, naturalmente causados pelo stress que sofrem em cativeiro. Além deles, há ainda registros de utilização de uma vasta gama de antibióticos.
O porta-voz da SeaWorld, Fred Jacobs, defendeu a medicação em um comunicado: "As benzodiazepinas são diversas vezes utilizadas na medicina veterinária para o atendimento e tratamento de animais, tanto domésticos quanto em um ambiente zoológico. Esses medicamentos podem ser usados ​​para sedação para procedimentos médicos, pré-medicação para anestesia geral e para o controle de convulsões. O uso de benzodiazepínicos é regulamentado e só são prescritos para os animais por veterinários. Seu uso em cetáceos, incluindo as Orcas, é limitado, pouco frequente e ocorre apenas quando clinicamente indicado, com base na avaliação do médico veterinário responsável. Não há prioridade maior para o SeaWorld do que a saúde e o bem-estar de seus animais."
Mas os defensores dos animais dizem que a condição das Orcas está longe de ser normal. A fundadora da Orca Research Trust, Dra. Ingrid Visser, diz que as drogas são provavelmente para o tratamento de uma condição causada pelo cativeiro, e que a violência por parte das Orcas é resultado de stress, e não de comportamento natural: "Elas não sabem como lidar com o fato de serem mantidas em tanques. Elas sobrevivem até certo ponto, mas não prosperam. Elas apresentam comportamentos estereotipados que são anormais, comportamentos repetitivos, como balançar a cabeça, mastigar concreto e a auto-mutilação ao bater a cabeça nas laterais do tanque. Não há uma única Orca em cativeiro que não demonstre um desses tipos de comportamentos, em muitas delas, vemos vários exemplos destes comportamentos."
De acordo com a presidente do PETA, Ingrid Newkirk, "o SeaWorld entope essas "escravas marinhas" de drogas psicotrópicas, a fim de forçá-las a fazerem truques estúpidos".


P.S.: Saiba os detalhes sobre a disputa pela Orca Ikaika na postagem de julho de 2011 "A Disputa por Ikaika", disponível no link:




2 comentários:

  1. Olá Vanessa. Você viu o novo parque temático, como o sea world lançado na china?
    Chama-se ocean kingdom, e é o maior parque do tipo do mundo.

    Enquanto pagarmos para ver este tipo de atrocidades, alimentaremos a ganância de empresários egoístas.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá El', sei pouco sobre o parque... Apenas que algumas das Orcas capturadas na Rússia foram enviadas para lá. No mínimo já estão sendo treinadas.
      É lamentável vermos tantas pessoas lutando para acabar com este tipo de entretenimento num lado do Planeta enquanto do outro ele pode estar apenas começando...
      E concordo plenamente com seu ponto de vista!
      Obrigada pela mensagem...

      Abraços

      Excluir