segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sofrimento no Marineland: Kiska sangra há meses


Há meses tenho acompanhado diversas manifestações contra o parque marinho Marineland, localizado em Niagara Falls, Canadá. São muitos os relatos de descaso, abuso e falta de cuidados com os animais que lá vivem, especialmente devido ao caso da beluga chamada Charmin (uma das 39 que são mantidas pelo parque - 6 delas estão grávidas). Em abril deste ano, Charmin foi derrubada no chão por um guindaste quando estava sendo transferida de tanque. Fotos deste terrível momento e do sangue derramado foram divulgadas. 

Para nos preocupar ainda mais com a integridade física e emocional dos animais, uma última informação divulgada pela ex-treinadora Christine Santos diz que a Orca Kiska está com um grave ferimento na cauda que não para de sangrar há semanas (segundo relatos, desde julho). O parque já se defendeu alegando que as informações são difamatórias e não são verdadeiras.
Mas um vídeo gravado no local, e que pode ser visto neste link http://www.thestar.com/news/canada/article/1273122--marineland-lawyer-calls-star-allegations-seriously-inaccurate-false, comprova o sangramento.
Christine relatou que a Orca passa dias nadando apaticamente e vai arranhando partes do corpo nas paredes de fibra de vidro do tanque.
Tratar esses ferimentos é praticamente impossível, pois Kiska (que tem aproximadamente 37 anos) se recusa a entrar no tanque médico e a apresentar a cauda para que uma amostra de sangue possa ser coletada. Ela também sempre teve a saúde frágil e toma medicações frequentemente.
Kiska foi capturada na Islândia em 1981 e teve uma piora significativa na saúde há alguns anos depois da morte de Nootka (outra Orca capturada na Islândia), com quem havia desenvolvido um relacionamento muito próximo, e da morte de seu filhote de 4 anos de idade, Athena. Kiska teve 4 filhotes, tendo o mais velho morrido aos 6 anos de idade.
Christine Santos foi demitida há poucos dias do parque e contou que deveria ter assinado um documento que incluía uma declaração de que ela jamais havia visto qualquer tipo de abuso contra os animais nas dependências do parque, mas ela se recusou, dizendo que "achava correto".

Kiska vive sozinha no tanque do Marineland...

P.S.: As fotos do acidente com Charmin são do "The Star". Mais delas podem ser vistas neste click: http://www.thestar.com/photoplayer/1273137

2 comentários:

  1. ola, em primeiro lugar parabens por um ano de vida/informaçoaes, importantes....gostaria de solicitar , quando possivel do acompanhamento de noticias...como se a os animais feridos melhoraram, se aos animais foram libertados.. pois sabemos dos acontecidos(que ja e otimo), fico pesquisando o pos sempre e nao tenho informaoces.....sempre a disposicao!!! grato

    ResponderExcluir
  2. Sabia que acham que kiska esta gravida de novo!!

    ResponderExcluir