domingo, 10 de fevereiro de 2013

Orcas são vistas no Rio de Janeiro

A maioria de vocês já deve ter visto nos noticiários, mas eu não poderia deixar de publicar aqui no blog sobre uma visita muito especial que uma praia carioca recebeu na última sexta-feira, dia 8 de fevereiro: a visita de Orcas!
Elas apareceram na praia de Ipanema e não se sabe ao certo quantas eram (cada fonte divulgou um número diferente: 3, 4 e 8...), mas foi visível a presença de pelo menos um filhote. Passaram bem próximo da praia, a cerca de 100 metros. Os salva-vidas orientaram que as pessoas saíssem da água, por um questão de "segurança" (o que eu achei curioso, mas consigo entender devido à equivocada fama de assassina que elas possuem), e elas aproveitaram para registrar imagens das visitantes tão especiais.
Não existem espécies de Orcas que residam de fato no Brasil, mas de vez em quando (pelo menos uma visita a cada 1 ou 2 anos), elas surgem de passagem. Possivelmente são Orcas que passam parte do ano na Patagônia argentina.


Desde que eu iniciei o blog em 2011, elas haviam sido vistas apenas uma vez, nesta mesma época do ano, aqui no Brasil, mas em Santa Catarina (veja o link da notícia aqui: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/02/orcas-visitam-santa-catarina.html). Quando será a próxima visita e quem serão os sortudos que irão presenciar... Nunca vamos saber, infelizmente. Mas espero que voltem logo!


P.S.: O vídeo que mostra a passagem delas na praia do Rio pode ser visto neste link: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/02/orcas-aparecem-na-orla-da-zona-sul-do-rio.html.



Um comentário:

  1. Orcas são animais selvagens, segurança é necessário, sim, como quando se trata de qualquer animal, nunca se sabe a reação, mesmo que não seja ataque propriamente dito, pode até ser algum tipo de defesa se sentirem ameaça ao filhote. E segurança a elas mesmas! De qualquer forma, lindo!

    ResponderExcluir