segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O que crianças americanas aprendem sobre o cativeiro

Não sei apontar exatamente o que ocorreu com a nossa geração, mas infelizmente ela cresceu achando normal o fato de Orcas e golfinhos e outros animais se apresentarem em shows de parques marinhos. Não sei por que entramos tão fortemente na ilusão de que vivem bem ali, que não conseguimos sair dela. Aceitamos esses animais como belos e meros animais de estimação, achando que não há problema em viverem em tanques artificiais. Não tenho dúvidas que parques como o SeaWorld fazem um excelente trabalho para maquiar a realidade e cegar a todos usando a própria beleza e força de animais que tanto encantam.
É interessante conversar com as pessoas e perceber que elas jamais olharam para cativeiro de Orcas e golfinhos com maus olhos... Muitos procuram o blog e se chocam com a realidade mostrada, simplesmente porque nunca viram as coisas com esses olhos. Hoje sou extremamente agradecida ao documentário "Blackfish" que tanto alertou o público em geral e teve um alcance ainda não atingido por outros documentários.
Confesso que cresci sendo um desses cegos... E não via mal nos parques, afinal pareciam que viviam tão bem ali. Inocência e ignorância minhas...
Mas da onde veio isso?
Infelizmente, crescemos aprendendo que Orcas se adaptam muito bem ao cativeiro e pelo "amor" e ânsia de vê-las de perto, aceitamos tal situação.
E quando digo "aprendendo" é porque de fato é isso que tem sido ensinado em países como os EUA que mantém Orcas em cativeiro.
Vejam que interessante o trecho que ensina sobre Orcas no livro de Joyce Milton, chamado "Whales: The Gentle Giants" ("Baleias: As Gigantes Gentis", sem tradução para o Português):





"A mais bela das baleias é a preta e branca Orca.
A orca não possui barbatana, pois possui dentes de verdade, e grandes!
A orca caça peixes grandes, além de focas e até outras baleias.
As orcas também são chamadas de baleias assassinas  e os marinheiros costumavam temê-las."




"Hoje sabemos que as Orcas podem ser domadas. Elas são as estrelas de muitos shows em aquários.
Elas gostam de ser acariciadas e amam truques. Orcas são muito espertas. Às vezes, elas inventam um novo truque e ensinam a seus treinadores."





Não é à toa que essas crianças crescem aceitando e não questionam a qualidade de vida desses animais, não é mesmo?
E mais uma observação: esse livro faz parte de uma coleção que incentiva a leitura de crianças que estão sendo alfabetizadas. Ele foi indicado numa escola de Nova York, onde minha sobrinha estava estudando, motivo pelo qual tive acesso a ele.





3 comentários:

  1. Oi seu blog é muito bom, mas e não fossem os aquarios como poderíamos ter contato com orcas, , ninguém entraria no mar com orcas selvagens, então, eu acho que eles deveriam aumentar os espaços dos tanques, , não fazerem shows extressantes, e deixar nas orcas terem sua devida privacidade, porque, com aqueles tanques arreganhados, elas não tem privacidade alguma! Deveriam também mandar as orcas que estam infelizes para o mar, como o kshamenk, que não nasceu em um aquario, essa é minha opinião, mas els tem de voltar para o oceano que é seu lugar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo", obrigada por seu comentário.

      Como poderíamos ter contato com orcas? Simplesmente não poderíamos...
      Você não acha que é um tanto egoísta do ser humano querer ter contato com animais que nem pertencem ao mesmo meio que ele? Eu acho que há um grande equívoco nesta ideia de zoológicos, aquários e etc. porque aceitamos a ideia de que tudo bem retirar um animal de seu habitat e trazermos para uma jaula para podermos apreciá-los. Mas você concorda que isso não está correto? E só invertermos os papéis... Como seria para um ser humano uma situação dessas? Nada legal, não é mesmo?
      Eu defendo a ideia de que é possível sim (e eu sou prova disso) ter contato com os animais no habitat deles, para que possam ser e agir de forma natural. Mas daí, somos nós que devemos nos deslocarmos até eles e não o contrário.
      E falando em Orcas mesmo, acredite: No oceano, as Orcas chegaram mais perto de mim do que no SeaWorld...
      Pense nisso!!!
      ;-)

      Excluir
  2. Concordo com vc sem tirar nem por V POD Orcas... eu sou uma que só tive contato com elas através do Sea World em Orlando, mas apesar dos meus 12 anos tive um horror daquilo e uma fascinação pela majestade Orca, nossa não me saiu da cabeça, ate hoje tenho lembranças da primeira vez que vi a Orca surgindo de dentro d agua.
    Esse documentário esta de parabéns e vc tb. Que maravilha deve ser ver ele nadando livre no oceano, conta essa experiência aqui no blog.

    ResponderExcluir