segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Morre Rhapsody...

O mês de dezembro começou com uma notícia muito triste. A Orca J32, também conhecida como Rhapsody, pertencente ao pod J, da população de Orcas Residentes do Sul, apareceu morta numa praia próxima à Courtenay, nos EUA, na última quinta-feira. Estima-se que Rhapsody, uma Orca fêmea, de 18 anos, já estava morta há alguns dias, apesar de ter sido vista, filmada e fotografada em plena forma no dia 29 de novembro, o que deixa ainda mais dúvidas sobre o motivo de sua morte.
Uma necrópsia foi realizada no mesmo local por especialistas americanos e canadenses na tentativa de determinar a causa de sua morte. Ainda mais triste que esta notícia para este grupo de Orcas que já está entre as espécies ameaçadas de extinção e cuja população tem decrescido nas últimas décadas, é que, conforme especulado pelo blog em julho deste ano, com sua morte, foi confirmado que ela realmente estava grávida. O bebê já estava quase totalmente formado! (Ele foi levado ainda dentro do útero para ser analisado em laboratório). Ou seja, foi uma perda inestimável para as queridas Residentes do Sul.


Antes da necrópsia, uma cerimônia indígena foi realizada em sua homenagem. Orcas são animais, cujo espírito é muito valorizado e cultuado pela cultura indígena local.


Uma outra ocorrência perturbou os biólogos e amantes de Orcas que estavam presentes, na noite anterior à necrópsia, quatro de seus dentes foram cortados e roubados, sem motivo aparente. O Departamento de Pesca e Oceanos americano já iniciou uma investigação para apurar o responsável pelo roubo.
Neste link, é possível assistir a um vídeo que mostra imagens da necrópsia e os comentários dos especialistas. Além de mostrar Rhapsody esbanjando saúde, saltando da água, poucos dias antes (aos 1:51 do vídeo):

Leia a postagem de 16 de julho deste ano "Seria um novo filhote para o Pod J?" sobre a suposta gravidez de Rhapsody:

Sem palavras para descrever tamanha perda para este grupo lindo que eu já tive a sorte de encontrar diversas vezes...



4 comentários:

  1. Obrigado por este post!
    No facebook, todas as páginas que sigo sobre cetáceos falavam sobre esta morte, e eu não conseguia perceber quem era a Orca e de onde era, e o significado da sua morte. Agora já estou mais elucidado...

    Nunca percebi muito bem isso das residente do Sul... =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhe o blog,
      até o final desta semana, trarei informações sobre o resultado da necrópsia.
      (você esqueceu de assinar a mensagem :-(... não se esqueça da próxima vez para que eu possa responder mais diretamente, ok?!)
      Obrigada!

      Excluir
  2. Oi
    Apesar de acompanhar a situação dos animais marinhos, principalmente das baleias; e de ODIAR s parques aquáticos, descobri seu Blog recentemente.
    Atualmente venho pesquisando sobre as consequencias do lixo no nosso meio ambiente, principalmente do plástico. Um dos maiores agravantes da diminuição do processo reprodutivo das Orcas e dos Golfinhos é um composto chamado Dioxina, e isto acontece devido a um processo que os cientistas chamam de Biomagnificação. A Dioxina se liga a camada de gordura, é cumulativa, causa esterilidade e é transmitida para os fetos. A presença deste "veneno" tem sido observada em salmões e pequenos crustáceos...ou seja, na cadeia alimentar das Orcas residentes.
    Para quem quer começar a conhecer mais sobre a realidade do que nós estamos fazendo com nosso planeta e os seres que o habitam; veja o documentário TRASH, narrado pelo ator Jeremy Iron. É muito elucidativo...e assustador.
    Seu Blog é muito bom. Parabéns
    Jaqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário, Jaqueline!
      É ótimo receber mensagens inteligentes como a sua... Obrigada pela colaboração! Isso só enriquece o blog!
      Sim, tenho lido sobre o lixo nos oceanos e isso é realmente assustador (ainda não assisti ao documentário, mas o farei, com certeza, ótima dica) e mesmo não sendo o foco do blog já postei várias coisas sobre o assunto por aqui (pela página do blog no Twitter também - inclusive incluindo alertas para que todos se atentem ao lixo nessa época de festas e tal). Dê uma pesquisada, talvez você possa contribuir ainda mais em outras postagens.
      Fico feliz que tenha encontrado o blog! Bom para mim e meus leitores!
      Volte sempre!!!

      Excluir