terça-feira, 24 de março de 2015

Ex-treinador conta em livro o que ocorre "sob a superfície"

Hoje está sendo lançado nos Estados Unidos o livro do ex-treinador do SeaWorld, John Hargrove, Beneath the Surface: Killer Whales, SeaWorld and the Truth Beyond Blackfish ("Sob a Superfície: as Orcas, o SeaWorld e a Verdade além de Blackfish") - ainda sem tradução para o Português.
Desde sua primeira visita ao SeaWorld ainda garoto, John sonhava trabalhar com Orcas. Seu sonho acabou virando realidade e ele se tornou treinador sênior de Orcas por mais de 14 anos. Com o aumento do amor que sentia e do conhecimento que obtinha sobre elas, ele foi concluindo que o trabalho que realizava no SeaWorld estava fazendo mal para elas e era inaceitavelmente perigoso para ele e seus colegas treinadores. Segundo ele, Orcas são muito grandes e inteligentes para serem mantidas em cativeiro e passou a ver os shows diários no "Shamu Stadium" onde as Orcas fazem truques como uma "parte do esquema corporativo ganancioso que explora tanto as Orcas quantos os treinadores".
Ele se desligou do parque em 2012 e apareceu no documentário "Blackfish", que critica as práticas do parque após a morte da treinadora Dawn Brancheau por uma Orca em 2010. Nesse livro, John aborda tanto suas próprias experiências com as baleias quanto o caso pelo qual tais interações em cativeiro deveriam acabar.
Para quem tiver interesse, a versão em Inglês (física ou para Kindle) já está a venda na Amazon internacional. Uma versão em Português ainda não está prevista.





3 comentários:

  1. Esse livro deve ter informações interessantes,pena não esta previsto sua publicação em Português.😒

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, Rejane!
      Estou acompanhando a repercussão do livro, quem sabe um dia atrai os olhares das editoras no Brasil?!

      Agradeço sua mensagem!
      Visite sempre o blog!

      Excluir