domingo, 13 de maio de 2018

Mãe Leoa ou Mãe Orca?

Ao contrário de outras espécies do Reino Animal, as Orcas fêmeas são dominantes em sua estrutura social. Elas lideram os pods com maestria e inteligência nos deslocamentos, na caça, na orientação e na proteção de todos os membros. Elas conseguem manter uma forte coesão e uma excelente comunicação, o que é tão essencial para todo o grupo. A prosperidade de um pod está diretamente ligada à liderança das incríveis matriarcas!
Os filhotes são disciplinados de forma enérgica e até são “repreendidos” quando se comportam de maneira inadequada. Elas batem a cauda na água, fazem movimentos fortes com a cabeça, emitem vocalizações incomuns com os dentes e fazem outros movimentos corporais intimidantes para demonstrar sua insatisfação quando necessário. Tudo para ensinar, proteger e prover o melhor que podem para seus filhotes. E dentre todas as relações entre os membros de um pod nenhuma é tão forte quando a de mãe e filho! Alguns deles, muitas vezes, jamais as deixam, mesmo que se afastem por alguns períodos para reprodução, acabam retornando. É pura união e amor!



Um Feliz Dia das Mães para muitas que, como eu, são verdadeiras Orcas quando se trata da imensa dedicação, amor e proteção de seus filhos!
Que Deus as abençoe sempre com muita força, luz e coragem nesta que, sem dúvida, é a tarefa mais sagrada, maravilhosa e intensa que viemos a Terra desenvolver!




6 comentários:

  1. Eu amo seu blog, sempre estou aqui vendo suas postagens,ontem mesmo estava pesquisando sobre as orcas e vi um vídeo no YouTube que me deixou chocada, era o vídeo se uma orca em algum parque atacando um treinador brutalmente,eu nunca vi nada igual e isso foi na frente de uma plateia enorme,o que mais me deixou chocada foi que eu nunca vi ninguém falando sobre esse acidente,e nem sei o que aconteceu com o treinador, você que sempre está a par do mundo das orcas sabe algo sobre este ataque?

    ResponderExcluir
  2. Que bom que está sempre aqui, Elisa! Fico muito feliz!
    Me passa o link do ataque para que eu possa identificar qual foi. Talvez seja o da orca Ky no SeaWorld do Texas em 2004. Mas te aguardo para ver qual foi.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=6LYPyE6UppY este é o link do video do ataque. Voce sabe me dizer o que aconteceu com o treinador? Muito obrigada
      Elisa

      Excluir
    2. Olá Elisa, era este caso mesmo que achei que estivesse perguntando. Foi em julho de 2004 no SeaWorld do Texas. A Orca macho Kyuquot (conhecido como Ky) atacou o treinador Steve Aibel em meio a uma apresentação (neste caso foi em frente à plateia mesmo, diferentemente do ataque mortal do Tilikum contra Dawn Brancheau, que foi após o programa para poucos convidados “Dine with Shamu”, com pouquíssimas pessoas presentes). O ataque foi feroz mesmo, mas o treinador conseguiu manter a tranquilidade e acalmou a Orca. Ele não se feriu, ao contrário da imagem mostrada na edição desse vídeo.
      Eu me lembro do dia deste ataque porque foi notícia no Jornal Nacional.
      O parque justificou dizendo que a agressão foi por conta dos hormônios já a Orca era um adolescente. Mas se você acompanha o blog sabe que com certeza há motivos bem mais complexos por trás disso.
      Obrigada por sua mensagem e por dividir sua dúvida conosco.
      Já acompanha nosso Insta, Face e Twitter? Em cada uma das redes compartilho diferentes informações. Vale à pena acompanhar todos!

      Abraços

      Excluir
    3. Ah... Antes que me esqueça. Neste link há o vídeo do ataque todo, do início ao momento em que o treinador acalma a Orca. Dê uma olhada... É mais esclarecedor: https://www.youtube.com/watch?v=j9qtdavR3_Q

      ;-)

      Excluir
  3. Muitíssimo obrigada por esclarecer a minha dúvida, esse vídeo me deixou perplexa mas o que mais me deixa indignada é ver a desculpa que o parque da após um ataque desse,é mais que óbvio que o animal estava em um nível de estresse altíssimo e que esse ataque não foi uma simples mudança de hormônio, até quando que animais tão incríveis e complexos como as orcas vão ficar em tanques para o nosso tolo divertimento. Agradeço infinitamente a você por nos deixar mais pertinho e muito mais informados sobre estes animais incríveis

    ResponderExcluir