quarta-feira, 27 de julho de 2011

A Disputa por Ikaika

Dois parques estão travando uma batalha internacional pela custódia de uma baleia Orca.
Ikaika, um macho de oito anos nascido no SeaWorld, está “emprestado” ao Marineland, parque na cidade de Niagara Falls no Canadá, desde novembro de 2006, com o propósito de procriação.
O SeaWorld, parque dos Estados Unidos, quer o animal de volta e alega preocupações com sua “saúde física e psicológica”. O Marineland se recusa a entregar Ikaika, pois acredita que o Sea World sozinho não tem o direito de desfazer o contrato assinado pelas duas empresas. No início deste mês de julho, um juiz de Ontário ordenou que o Marineland devolvesse o animal, mas o parque se recusou e já recorreu da decisão.
O SeaWorld possui o maior número de Orcas em cativeiro no mundo, sendo 19 delas em seus parques em Orlando, San Diego e San Antonio, uma baleia no Zooloógico de Barcelona, na Espanha, e mais cinco emprestadas ao Loro Parque, nas Ilhas Canárias. Já o Marineland, tem apenas duas, incluindo Ikaika.
O Marineland considera essa disputa "infeliz" e gostaria que Ikaika permanecesse, conforme acordado originalmente entre as duas partes. Já SeaWorld diz que já planeja sua transferência muito em breve e afirmou em declaração que "assim como a maioria das instituições que trabalha com animais, o SeaWorld participa regularmente de empréstimos para reprodução", menciona ainda que "mantemos o interesse permanente no bem-estar dos nossos animais e não hesitaremos em agir a favor deles se sentirmos que uma instituição parceira não esteja cumprindo suas obrigações com relação aos cuidados veterinários, reprodutivos e de treinamento". Ambas se recusaram a falar mais alegando o litígio.
De acordo com os registros legais, o SeaWorld e o Marineland assinaram o contrato em 16 de novembro de 2006 prevendo a reprodução, a pesquisa, a educação e a exibição pública de Ikaika no Marineland, e, em troca, o Marineland enviou quatro baleias beluga ao SeaWorld.
O contrato iria expirar em 31 de dezembro de 2010, mas incluía disposições de renovações anuais automáticas desde que nenhuma das partes se opusesse.  O SeaWorld, no entanto, notificou o Marineland em dezembro que pretendia rescindir o contrato. Como o Marineland discordou e se recusou a entregar Ikaika, o SeaWorld entrou na justiça, alegando preocupações com o tratamento recebido por ela no parque (preocupações que o SeaWorld se recusa a discorrer a respeito...). Também não quiseram divulgar para onde levariam Ikaika. Sabe-se apenas que uma Orca macho, chamado Sumar, morreu no parque de San Diego em setembro (uma das três baleias mortas no parque no ano passado, conforme publicado pelo blog anteriormente).
O Marineland, por sua vez, argumenta que não deveria ser permitido que o SeaWorld rescindisse o contrato e também entrou na justiça para uma batalha ainda maior. O parque canadense cita um acordo mais amplo de apoio a mamíferos entre as duas empresas e conversas entre os presidentes dos dois parques que sugerem que os contratos de empréstimo devem perdurar até que o parque que recebeu o animal não tenha mais condições de zelar por ele.
Ikaika é filho de Tilikum e Katina, nascido no dia 25 de agosto de 2002. Seu nome foi escolhido por votação e significa “forte” na língua havaiana.
Várias fotos de Ikaika podem ser vistas neste link: http://flickrhivemind.net/Tags/ikaika/Recent

Não podemos esquecer (o que já citei em outros posts) que o valor de um macho fértil em cativeiro atualmente é inestimável dado que tanto os parques dos Estados Unidos quanto do Canadá são proibidos de capturar e exibir animais selvagens. Eles precisam ter nascido em cativeiro. Também não permitem a captura de animais de suas águas (mesmo que não fosse proibido, não conseguiriam lidar com a má publicidade de ações de captura como essas).

E, por fim, como todos sabem, a grande estrela desses parques são as Orcas... Elas representam uma indústria bilionária em todo o mundo... Não é difícil compreender o real motivo dessa disputa.

Pobre Ikaika...




Um comentário:

  1. Nessa disputa judicial ferrenha, só existirá um grande perdedor... e este nós já sabemos quem é!

    ResponderExcluir