quinta-feira, 19 de julho de 2012

Técnicas especiais de caça na Antártica

No retorno de uma expedição com o National Geographic Endeavour pelo Círculo Polar Antártico, um grupo de cientistas pôde registrar uma das mais espetaculares técnicas de caça do mundo.
Dr. Thomas G. Smith e a Dra. Ingrid Visser comentam a técnica aplicada pelas Orcas neste vídeo:


São Orcas do Tipo B que atuaram de forma complexa e organizada indicando ser um grupo de animais que vive junto há muito tempo: Elas criam uma onda para tentar deslocar a foca da placa de gelo. Isso já foi visto também quando estão ensinando aos mais jovens do grupo.
Dra. Ingrid Visser:


"Este tipo de Orca, a Tipo B, é encontrada somente aqui na Antártica. Elas são pretas e cinzas ao invés de pretas e brancas e se especializaram na caça de focas. Este grupo de fato aperfeiçoou a técnica. Elas colaboram entre si e caçam de modo coordenado."
"O comportamento coordenado que estamos assistindo envolve todo o grupo, até mesmo a pequena, que não está participando de fato da caça, mas está envolvida no processo de aprendizagem. Você pode ver a fêmea empurrando o bloco de gelo, girando-o... Por que ela está fazendo isso? Provavelmente, ela está posicionando-o melhor para que a onda que irão criar atinja perfeitamente o bloco e empurre a foca para fora."
Quando conseguiram empurrar a foca, foi possível vê-la na boca da fêmea maior. E de acordo com a Dra. Ingrid, a foca deve ter permanecido viva por umas duas horas enquanto as Orcas "brincavam" com ela.
O Dr. Thomas comenta ainda que, das 5 vezes que observou este tipo de comportamento, por duas vezes pareceu que ou a foca foi libertada ou conseguiu escapar, e uma das vezes, a foca foi jogada na água cinco vezes e não foi morta, parecendo que as Orcas estavam apenas praticando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário