quarta-feira, 16 de julho de 2014

Seria um novo filhote para o Pod J?

Uma pergunta tem intrigado os pesquisadores e moradores do noroeste do pacífico: J32, também conhecida como Rhapsody, estaria grávida? Rhapsody tem 18 anos e faz parte do Pod J, um dos três pods que integram as chamadas "Residentes do Sul". A dúvida surgiu no final do mês passado, após ela ter sido fotografada diversas vezes em saltos, exibindo uma barriga bem suspeita. Este bebê seria mais que bem vindo neste grupo que é constituído por apenas 25 Orcas. Ao todo, as Residentes do Sul, possuem apenas 80 animais, sendo 19 no pod K e o maior deles, o L, com 36.
"Não nasce um novo filhote entre as Residentes do Sul desde agosto de 2012, e durante este período, perdemos 4 delas, portanto, esperamos ansiosos por pelo menos um filhote neste ano", disse Howard Garret, Presidente do "Orca Network" (organização sem fins lucrativos dedicada à conscientização da população a respeito das baleias do noroeste do oceano Pacífico). "É difícil ter certeza quando uma fêmea esta realmente grávida, então é sempre uma surpresa agradável quando há a chegada de um filhote, e adoraríamos ter esta surpresa este ano".
A ansiedade por um filhote não é exagero... As Residentes do Sul já estão entre as espécies ameaçadas de extinção por conta de problemas relacionados à poluição, ao tráfego de embarcações e a escassez de salmão, seu principal alimento. Mas como são um recurso valioso para o turismo local e tão ameaçadas, cada uma delas é considerada uma celebridade pelos entusiastas de mamíferos marinhos. Um novo bebê, com certeza, seria celebrado. Alguns observadores de Orcas da região acreditam que ela esteja apenas bem alimentada. Alegam ainda que ela já estava assim no ano passado, inclusive levantando a mesma dúvida que acabou não sendo concretizada. Ou seja, o que nos resta é apenas aguardar. Seguem fotos para que vocês também possam palpitar:



Até uma capa falsa e bem humorada para a revista "People" (famosa pelas fofocas sobre celebridades) foi criada para especular a gravidez da Rhapsody, questionando: "São gêmeos! Ou seriam trigêmeos?"






P.S.: As fotos são de Katie Jones e Josh McInnes.




3 comentários:

  1. Olá! Tenho algumas dúvidas: em que região, ou país os Pods J, K e L são vistos? As Orcas são vistas frequentemente e através da contagem de membros e características se conclui que são elas?! Ou possuem algum equipamento de rastreamento e controle de membros do Pod?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raymisson, esses pods são vistos na costa oeste norte americana, ou seja, nos Estados Unidos e Canadá (durante o verão deles, especialmente entre os meses de março e setembro), mais precisamente no estado de Washington nos EUA e no estado de British Columbia no Canadá. Além desses pods bem conhecidos, Orcas Transeuntes também aparecem nesta época para se alimentarem dos salmões que habitam a região.
      A identificação de Orcas é feita principalmente através das características distintas de cada barbatana dorsal e daquela mancha atrás dela (formato, tamanho, coloração, manchas, cicatrizes, etc.)... É como se fosse uma digital, são todas diferentes. Cada novo membro ganha uma identificação contendo a letra do pod e uma numeração (em sequência). Esses pods são os mais bem estudados no mundo, pois há muitos pesquisadores na região que os acompanham diariamente... Eles já estão tão acostumados com sua presença que conseguem identificá-las facilmente (ou através de fotografias). Até mesmo a população local conhece cada uma delas... É muito interessante! (sorte a deles... rsrs)
      E sim, chegaram a colocar rastreadores em uma das Orcas (com planos de colocarem em mais), especialmente para estudarem os hábitos delas durante o inverno quando não estão na costa. Pouco se sabe sobre elas durante este período (por isso, todos aguardam ansiosos o retorno delas a cada verão, para saberem se estão todos "presentes" ou se há novos membros), mas a colocação desse rastreador causou grande polêmica em 2012, porque os americanos decidiram isso sem discutir com os canadenses... Leia os detalhes na postagem de 22 de março de 2012 "A polêmica da colocação dos rastreadores em Orcas" (inclusive eu não tive mais informações para atualizar sobre o assunto).
      E para saber onde estão não é difícil porque há muitas embarcações no local (de transporte, de turismo, de observação, de pesquisadores, etc.) e estão sempre em contato umas com as outras... O primeiro que avistá-las, logo avisam os outros. Sonares não funcionam bem com Orcas porque elas se deslocam com muita velocidade, portanto contam mesmo com os avistamentos que são praticamente diários.

      Espero ter ajudado ;-)

      Excluir
  2. Nossa que legal! Muito bom saber que existe uma grande quantidade de pesquisadores nessas áreas que cuidam e acompanham esses Pods, transmite uma segurança maior saber disso. E elas, mais do que ninguém, devem sentir essa segurança! Vamos torcer para que realmente um novo membro do Pod J esteja a caminho!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir