domingo, 3 de junho de 2018

Orca salva por equipe de resgate dá um show de agradecimento

Uma equipe de resgate salvou uma Orca Transeunte que estava enroscada em cordas de pesca na costa da Ilha Salt Spring, na Colúmbia Britânica, no Canadá nesta última quita-feira.
Foi o casal Keith Simpson e Suzanne Ambers que avistou a Orca em apuros. Eles haviam saído de barco para pescar e logo que a viram perceberam que tinha algo errado, pois ela parecia aflita e só nadava em torno de uma boia (utilizada para colocação de armadilhas de pesca comercial na região) ao invés de seguir por qualquer direção. Eles então entraram em contato com serviço de emergência que encaminhou a equipe do Departamento de Pesca e Oceanos. Segundo a Suzanne, como eles levariam um tempo a chegar, ficavam ligando de dez em dez minutos para o casal para verificar como estava as condições de saúde da Orca. Apesar de ter demorado quase duas horas a equipe se apressou e estava muito preocupada já que Orcas possuem pouca resistência física para este tipo de situação como as baleias grandes que conseguem aguentar por muito tempo. Foi pedido ao casal que permanecesse no local observando a Orca e impedindo que mais pessoas se aproximassem.
O resgate em si não foi complexo, pois assim que conseguiram (com equipamentos específicos) exercer certa pressão na boia, a Orca conseguiu girar e se soltar das cordas (que estavam presas à sua cauda). E foi aí o grande momento, pois antes de seguir viagem, a Orca deu um grande salto “de liberdade” visivelmente de agradecimento. "Foi o nosso “momento Free Willy”", disse Suzanne em entrevista a um canal de TV canadense.
A Orca em questão, um macho Transeunte identificado por T0778, é acompanhado há quatro anos e já demonstrou certa tendência a esse tipo de comportamento. “Já recebemos várias ligações de pessoas avisando que ele estava mexendo com flutuadores e embarcações”, contou Paul Cottrell, líder da equipe de salvamento, “era só uma questão de tempo para ele se enroscar dessa forma”.
No vídeo abaixo do canal de televisão local é possível assistir a todo salvamento e ao lindo salto de agradecimento:







Nenhum comentário:

Postar um comentário