sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Bebê golfinho é salvo do "lixo" por pescadores

Eu estou cansada... Isso mesmo: CANSADA de ver e ler informações sobre quão nocivo é o lixo descartado nos oceanos!
Todos sabemos que um simples pedaço de plástico pode ser mortal a qualquer ser vivo, e no entanto, as mortes e o sofrimento não cessam. São milhares e milhares de animais mortos sufocados, com problemas digestivos ou mesmo dilacerados por objetos que se prendem a seu corpo e com o seu crescimento não conseguem se livrar. São muitas vezes mortes lentas e agonizantes.
E não adianta olharmos para isso e pensarmos "que gente mal educada", porque esta "gente" somos nós! Sim, você também é culpado! Não podemos depender de autoridades corruptas e desinteressadas com o meio ambiente para ajudar o planeta e os animais... Temos que fazer a nossa parte!
O lixo deixado na praia, mesmo que não por você, é responsabilidade sua. Viu lixo no chão? Então pegue-o e descarte em local correto... Dê o exemplo! Eu já cansei até de entrar no mar para retirar latinhas, potes de margarina, papel de sorvete, sacos plásticos, etc. Somos todos responsáveis e todos devemos agir! Discutindo o assunto com quem não se atenta a isso, dando exemplo, não descartando lixo em local incorreto, economizando sacos plásticos, ajudando a limpar locais públicos, entre outras dezenas de formas de colaboração.
Por isso e muitos outros motivos também sou absolutamente contra festas realizadas na areia da praia, como shows, festas de reveillon, etc... Parece inofensivo, não? Mas já pensou na quantidade de lixo que fica no chão e que as ondas levam para o mar? É só pensar em quão sujo fica o chão de danceterias, por exemplo: Imundo! E as areias da praia merecem isso? Definitivamente não! Mas infelizmente parece que ninguém pensa nisso...
Fico feliz que este bebê de golfinho tenha tido a sorte de encontrar pescadores dispostos a ajudá-lo (o vídeo não é novo, mas representa o que animais enfrentam diariamente nos nossos oceanos)... Mas e se não tivesse? Talvez ele teria se soltado sozinho... Talvez não... Na dúvida: Lixo tem que ser mantido longe dos oceanos, sempre! E para sempre!!! Os oceanos e suas criaturas divinas não merecem pagar pelas terríveis e assombrosas falhas no chamado "desenvolvimento" humano!




P.S.: Esta postagem me lembrou uma antiga aqui do blog em que eu mencionava o caso de uma baleia-cinzenta morta cujo estômago continha inúmeros e diversos tipos de itens descartados nos oceanos. Relembre "As Baleias e a Poluição nos Oceanos", postagem de 2011: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/06/as-baleias-e-poluicao-nos-oceanos.html




3 comentários:

  1. Nossa..eu nunca tinha parado pra pensar nessa questão de festas na areia da praia.. realmente!! A gente fica tão "condicionada" a achar que esses problemas não estão perto da gente, e portanto a solução não está também nas nossas mãos, que caímos na comodidade e não enxergamos o obvio: podemos, e devemos, fazer muito!
    Obrigada por me fazer refletir, viu?! Cada vez que entro aqui saio uma pessoa melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta sua última frase me encheu de alegria!
      Nem sei como agradecer...
      Não há preço por saber que tenho conseguido trazer reflexão e tornar algo ou alguém melhor o mínimo que seja!
      Sem palavras...

      Excluir
  2. Estó feliz por salva um Pobre Bebê Golfinho quer e inocente, pq eu nunca parei e pensei quer esses bixos são tão inocentes pra sér maltratados deça Maneira :( Cuidem Bem de seus animais"

    ResponderExcluir