domingo, 13 de janeiro de 2013

Orcas presas no gelo saem sozinhas, mas enfrentarão obstáculos


As Orcas presas no Canadá conseguiram sair devido a novas aberturas terem se formado no gelo com a mudança do vento. No dia seguinte ao vídeo e a notícia terem se espalhado rapidamente pelo mundo para que as autoridades tomassem alguma atitude, elas já não estavam mais lá. Teoricamente, elas estariam salvas, mas especialistas estão preocupados com as dificuldades que serão enfrentadas no trajeto de mais de mil quilômetros que terão que percorrer até mar aberto. Naquele mesmo dia, a própria comunidade de Inukjuak, contratou um piloto para sobrevoar a região e tentar localiza-las, no entanto, elas não foram vistas. A notícia boa é que conseguiram avistar diversas aberturas no gelo ao longo no caminho. Mas mesmo assim há o perigo iminente de congelamento e de elas ficarem encurraladas novamente.

Não é comum que Orcas estejam na Baía de Hudson nesta época do ano... Na verdade, porque nesta época ela já deveria estar totalmente congelada. David Kirb, autor de "Death at Seaworld", acredita que devido às mudanças climáticas por conta do aquecimento global, haviam poucas áreas congeladas e por isso elas se sentiram seguras de entrar para caçar e uma mudança brusca na temperatura congelou a região rapidamente, deixando-as sem saída.
Foi interessante ter visto que elas encontraram o saída sozinhas, pois não havia nenhum navio quebra gelo por perto para auxiliá-las. Sem contar que a utilização deste navio poderia causar ainda mais stress e até assustá-las devido ao barulho e vibração que provocam enquanto vão abrindo caminhos pelo gelo.
Até o momento não tive mais notícias sobre elas terem sido vistas. Qualquer coisa, publico aqui.
Vamos todos fazer pensamento positivo e torcer para que estejam seguras!


P.S. 1: Um novo vídeo publicado no facebook, mostra as condições adversas que as Orcas estavam enfrentando: http://www.facebook.com/photo.php?v=465403620188102&set=o.129425207223508&type=2&theater

P.S. 2: Agradeço àqueles que leram as informações aqui no blog e ajudaram a divulgar a notícia em todo o mundo. As visualizações aumentaram muito nesses últimos dias atrás de detalhes sobre elas.
Valeu, pessoal ;-)



Um comentário:

  1. Ufaaaa, as últimas notícias me deixaram agoniada! Elas encontrarão o caminho!

    ResponderExcluir